Vitamina C -> Utilidades, Benefícios, Possui contraindicação?
A vitamina C também é conhecida como ácido ascórbico e é um dos nutrientes mais importantes dos quais devemos incluir em nossa dieta de alimentação diária.
Trata-se de uma vitamina lipossolúvel que é comumente utilizada por nosso corpo para reparar e manter os tecidos musculares, além de garantir maior imunidade para o corpo.
O que a Anvisa fala sobre a vitamina C
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o consumo da vitamina C através de fórmulas suplementares, pois como estamos lidando com um nutriente 100% natural e que é essencial para a manutenção da saúde, seu consumo é liberado.
Além disso, é nutriente essencial para todas as pessoas, independente da faixa etária. Portanto, deve ser consumido regularmente para garantir o bem estar em geral do corpo.
Suplementos que possuem essa substância:
Utilidades da vitamina C
A vitamina C é muito útil, uma vez que a sua ausência em nosso organismo produz uma série de sintomas relacionados com uma sensação de mal estar: dor e inflamação das articulações, debilidade muscular, cansaço, mudanças de humor, gengivite, hematomas e perda de apetite.
Nessas instâncias é essencial consumir fórmulas suplementares que contenham essa vitamina, como forma de garantir a saúde completa do corpo humano.
Benefícios da Vitamina C
Entre os benefícios da vitamina C encontramos o fato de que possui efeitos antioxidantes, e é algo imprescindível para a formação de colágeno, além de favorecer a correta cicatrização das feridas.
Também é um nutriente que favorece o funcionamento do sistema imunitário e ajuda o nosso organismo a aproveitar o ferro procedente de outros alimentos.
Desse modo, consumir regularmente a quantidade necessária desta vitamina atrasa o envelhecimento da sua pele, já que tem um impacto saudável sobre a formação de colágeno.
Outros benefícios que podemos mencionar para esta poderosa vitamina são:
- Ajuda a reparar e manter a cartilagem dos ossos e saúde dos dentes;
- Como antioxidante ajuda a prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer e a arteriosclerose, do mesmo modo que previne a mutação celular que causa o câncer;
- É indispensável na hora de curar feridas;
- Poderosa cicatrizante;
- Previne as doenças cardíacas, tendo em vista que o ácido ascórbico diminui o colesterol, o que evita que as gorduras sejam aderidas pelos vasos sanguíneos, reduzido a possibilidade de infarto;
- Reduz o risco de pegar resfriados;
- Entre outros.
Como usar a Vitamina C
A dose diária recomendada para a vitamina C é de 90 mg/dia para os adultos. Caso não queira consumir o suplemento da vitamina, um suco de laranja caseiro e um kiwi por dia, podem ajudar a suprir essa carência da vitamina.
No caso das pessoas que sejam fumantes, estes devem tomar 35 mg a mais por dia, como forma de reparar o dano causado pelos radicais livres presentes no cigarro.
O estresse, o consumo em excesso de álcool e a gravidez também aumentar as necessidades de consumo desta vitamina. Portanto, não deixe de consumi-la.
Existe alguma contraindicação?
A vitamina C é contraindicada no caso de pacientes que tenham litíase urinária e/ou sofram de insuficiência renal sereva, bem como as pessoas que tenham algum tipo de hipersensibilidade à vitamina.
Na ausência de qualquer um destes problemas, a vitamina fará muito bem para a saúde, sendo recomendada em todas as instâncias. Aproveite você também!
0 Comentários